sábado, 8 de março de 2008

DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!!!

Muito mais do que uma simples comemoração, o Dia Internacional da Mulher nos faz refletir e lembrar que muitas mulheres morreram foram torturadas e queimadas para que hoje nós pudéssemos ter voz ativa, escolher nossos destinos, nossas profissões, etc.
Foi exatamente há 151 anos que operárias de uma fábrica de tecidos, situada numa cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Outro grande marco na história de conquistas femininas se deu em 24 de Fevereiro de 1932 onde as mulheres conquistavam depois de muitos anos de discussão e reinvidicações o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo!
Uma das mais recentes conquistas da mulher foi a elaboração da lei Maria da Penha, onde dá amparo a Mulheres, dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.
Ainda há muito o que se fazer porem, MULHERES PARABÉNS PELO SEU DIA!

Nenhum comentário:

.

.