quinta-feira, 17 de março de 2011

“Orgulho de Ser Mulher”: encontro reúne lideranças na luta pelos direitos das mulheres

“A informação é a ferramenta que nós torna mais fortes na luta em defesa dos direitos da mulher”, com essas palavras a presidente do Conselho da Condição Feminina, Genilde Josino Spina, cumprimentou o público presente no Bloco Cultural, nesta quarta-feira (16/03), no evento que faz parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher. Genilde ressaltou o trabalho realizado pela entidade em defesa dos direitos e pela luta das mulheres no combate a toda forma de violência e também pela inserção delas no mercado de trabalho.
“A mulher cubatense têm muito do que se orgulhar. Estamos avançando na conquista do nosso espaço na sociedade”. Com o tema: “Orgulho de Ser Mulher”, o encontro reuniu lideranças da Baixada Santista em vários segmentos, que atuam em defesa dos direitos das mulheres. O evento teve início com a apresentação do Corpo Coreográfico da Banda Marcial, sob o comando da coreógrafa Gislaine Teixeira.



A coordenadora de políticas públicas para as mulheres de Cubatão, Roseli Maria de Oliveira, explicou que o município conta com diversos organismos que trabalham e lutam em defesa da mulher. “Contamos hoje com a coordenadoria que foi criada para somar esforços no sentido de melhorar a vida das mulheres na Cidade”. Roseli citou a construção do Centro de Referência da Mulher, que será entregue em setembro deste ano e que vai ser um ponto de referência importante para a população, onde serão oferecidos serviços de assistência psicológica, jurídica, familiar e de apoio à empregabilidade para mulheres vítimas de violência.
Para a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Karina Cruz, que na ocasião representou à prefeita Marcia Rosa, é muito importante a sociedade estar reunida discutindo assuntos tão relevantes em defesa dos direitos das mulheres. “Nós mulheres, ao decorrer dos anos, já conquistamos muito, mas ainda há muito pelo que lutar”. Karina enfatizou que a mulher está sendo valorizada no município e que políticas e ações estão sendo realizadas para que elas sejam inseridas no mercado de trabalho. Citou como exemplo, as mulheres formadas na primeira turma do curso de construção civil, que emprestarão sua sensibilidade no acabamento do Centro de Referência da Mulher, colocando os azulejos e revestimentos no local.
A presidente do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e primeira palestrante do dia, Gilze Maria Costa explicou as principais causas do câncer feminino e masculino, a maneira correta do auto-exame das mamas, a importância do diagnóstico precoce e dos exames de mamografia e ultra-sonografia para a prevenção da doença. Gilze contou uma pouca da sua experiência quando descobriu que tinha a doença e como lutou para vencê-la.
Ao final de sua explanação, de maneira descontraída pediu que os presentes ficassem de pé e repetissem com ela o seguinte juramento: “Eu juro e acredito que as mulheres não envelhecem, amadurecem”.

Fernanda Vanucci, apresentadora de TV e coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Santos, iniciou revelando a grande responsabilidade de estar à frente de uma coordenadoria que luta em defesa das mulheres. Fernanda apresentou os índices de violência (física, moral, psicológica, patrimonial, entre outras) contra a mulher no ano de 2010 e também o perfil das mulheres agredidas. “A cada ano, o número de mulheres jovens agredidas aumenta e na maioria dos casos o marido, companheiro e ex-companheiro são os agressores.
Ela destacou, ainda, os números da pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, que diz que em cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas e a cada dia, dez são mortas. Fernanda elogiou a criação da Lei Maria da Penha, para ela não é apenas uma ferramenta importante para punir os agressores, mas um forte instrumento para proteger a integridade física, moral e psicológica das mulheres.
Em seguida, foram homenageados colaboradores e pessoas cuja vida são exemplos de superação e luta pelos direitos das mulheres, idosos, pessoas atendidas pelos programas municipais de atenção à saúde, entre outros. Receberam certificado como colaboradores: Abnésio dos Santos (presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Refeições Coletivas de Cubatão); Nice Lopes (chefe da Divisão de Publicidade da Prefeitura de Cubatão); Donizete Tavares do Nascimento (presidente da Câmara de Cubatão); Geraldino Cruz Nascimento (presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Cubatão); Esmeralda Chagas Pereira (membro dos Conselhos da Condição Feminina e do Idoso de Cubatão); Moisés Hilário dos Santos (Moita Show) e Célia Regina do Rosário (secretária do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Refeições Coletivas de Cubatão). As homenageadas como mulheres guerreiras foram: Claudete da Silva; Maria de Fátima Luz Rodrigues, Genilce Souza Santos Cardoso; Marli das Graças Costa Lopes; Lúcia Oliver e Vera Lúcia Ribeiro.

Ione de Freitas Julien, psicóloga e membro da comissão executiva do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente de São Paulo, que representou a professora e Dra. Albertina Duarte Takiuti, falou da transição adolescente/ mulher adulta. Para ela, a mulher em cada fase da vida se diferencia pela maneira como se relaciona com as pessoas. “O ser humano está sempre na busca do autoconhecimento”, finalizou. Ao final do encontro, foi realizado o sorteio de vários prêmios e de uma bicicleta.
Participaram do evento a secretária de Cidadania e Inclusão Social Karina Cruz, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Roseli Maria de Oliveira, a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão, Genilde Josino Spina, representantes de Conselhos da Condição Feminina da Baixada Santista, representantes do Poder Legislativo e outras autoridades.
Fonte: www.cubatao.sp.gov.br - 17/03/2011

Nenhum comentário:

.

.