sexta-feira, 3 de maio de 2013

Audiência Pública com a finalidade de discutir e esclarecer o projeto de implantação do SIM – SISTEMA INTEGRADO METROPOLITANO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA - VLT.


O projeto destinado ao Sistema Integrado Metropolitano (SIM) para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será discutido em audiência pública na Câmara de Santos. Agendado pela vereadora Fernanda Vannucci (PPS), o debate acontecerá no dia 21 de maio, às 10 horas, no Auditório Zeny de Sá Goular.

O objetivo da vereadora é esclarecer o projeto, que apesar de já ter data inclusive para iniciar suas atividades – 2014 -, ainda necessita de esclarecimentos para a sociedade e os usuários do transporte intermunicipal.

Foram convidados a participar da audiência o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves de Lima Júnior, o presidente da CET, Antonio Carlos Gonçalves, o promotor de Justiça de Santos, Dr. Daury de Paula Júnior, o diretor do Centro Regional de Pesquisas Arqueológicas, Manoel Mateus Bueno Gonzalez,  o presidente do Sindicato dos Transportes Rodoviários de Santos, Valdir de Souza Pestana, e a arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN – SP), Marize Campos.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbano (EMTU) foram convidados o engenheiro Silvio Rosa, e o diretor de Gestão Operacional, Evandro Losacco.

No último domingo, representantes da EMTU apresentaram o projeto no Santuário Santo Antonio do Valongo. O reduzido público que participou do encontro fez vários questionamentos. “O projeto apresentado não foi esclarecedor, mantendo dúvidas sobre diversos aspectos, tanto no que se refere a mobilidade urbana, aspectos arqueológicos que não estão sendo respeitados, desapropriações de áreas, trajeto a ser percorrido, projeção do número real de usuários atendidos, entre outros”, explica a vereadora.

Além de marcar a audiência pública, Fernanda encaminhou diversos questionamentos ao Executivo. A vereadora solicitou cópia do acordo, conforme informado pelo representante da EMTU na reunião realizada no Valongo, em que foi autorizado pela Prefeitura o uso do canteiro central da Avenida Francisco Glicério. A parlamentar também quer saber se houve estudos de impacto, tanto no trânsito como na ciclovia, para que tal ação fosse integrada ao projeto.

A vereadora também está preocupada com os sítios arqueológicos, que não estão sendo respeitados, conforme consta no ofício nº 013/2013, protocolado na Promotoria de Justiça Civil sob o nº 1080/13, em 26/04/2013, pelo diretor Regional de Pesquisas Arqueológicas, Manoel Gonzalez.

“Quero saber quais medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura nesta questão dos sítios arqueológicos, já que as obras do lote 1 foram licitadas e estão previstas para iniciar em maio deste ano. Isto é preocupante. Um projeto deste porte não pode deixar de se ater a questão arqueológica, que é de extrema importância em nossa cidade”, reforça.


Assessoria de Imprensa da vereadora Fernanda Vannucci
Silvia Barreto

Nenhum comentário:

.

.