sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O número de mortes em acidentes de trânsito com motos no Brasil aumentou 263,5% em 10 anos, segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. Em 2011, foram 11.268 mortes no país, contra 3.100 usuários de motos mortos em 2001. O Ministério da Saúde informa que os dados de 2011 são os mais recentes disponíveis, visto que o processo de registro de óbito é demorado, levando até dois anos para contabilizar todos os casos. No mesmo período, a frota brasileira de veículos de duas rodas aumentou 300%, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares (Abraciclo), com base em números divulgados pelo Denatran.
Visando proteger e melhorar a segurança de motociclistas e pedestres em nossa cidade, é que solicito a implantação de áreas exclusivas de espera para motocicletas nas principais vias e avenidas de Santos. A iniciativa desta criação de “bolsões para motos” tem como objetivos, além da segurança dos motociclistas, a diminuição do conflito com os motoristas no momento da largada no verde do semáforo, aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia, dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres, diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres nos cruzamentos da cidade.

Encaminhei o seguinte Requerimento ao Senhor Prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, solicitando as seguintes informações:

1- Há estudos da Administração Municipal, através da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET visando à criação de áreas exclusivas de espera para motocicletas (Bolsões) nas principais vias e avenidas de Santos?

2- A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET realiza campanhas educativas de cordialidade para a diminuição do conflito entre motociclistas e motoristas no trânsito da cidade? Caso negativo? Por quê?

3- Caso positivo, solicito encaminhamento ao meu Gabinete do material disponibilizado, locais que são realizadas as campanhas e os veículos de comunicação que são utilizados?

4- Dê que forma a CET – Santos vêm agindo para minimizar os conflitos entre motociclistas e motoristas?

Sessão da Câmara Municipal de Santos 13.02.2014.


Nenhum comentário:

.

.