terça-feira, 22 de novembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA BASTA! DIGA NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Coordenadoria da Mulher promove 16 dias de ativismo e leva para as ruas a Semana BASTA! Diga Não à Violência contra a Mulher


A Coordenadoria de Políticas para Mulher - Comulher, da Secretaria de Defesa da Cidadania, lança nesta quinta-feira, 24, às 15hs, no Salão Nobre Prefeito Esmeraldo Tarquínio, com a presença do prefeito João Paulo Tavares Papa, o Gibi: BASTA! Diga Não à Violência contra a Mulher. Esta é a primeira ação da programação prevista para os 16 dias de ativismo que terminará dia 10 de dezembro, promovida pela Comulher e que integrará a Semana BASTA! Diga Não a Violência contra a Mulher, oficialmente criada através de Projeto de Lei nº 29/11 fazendo parte do calendário oficial do Município.
“A ideia de criação deste gibi foi para trazer, através de linguagem direta e de fácil entendimento, maior clareza para as mulheres sobre seus direitos e o que garante a Lei Maria da Penha. Entendo que uma das missões desta Coordenadoria é, através de políticas públicas para as mulheres, fazer com que elas se sintam amparadas e mais próximas do que hoje a classe feminina já conquistou em termos de legislação e garantia de seus direitos”, avaliou a Coordenadora do Comulher, Fernanda Vannucci.
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991, por feministas e movimentos de mulheres ligados ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership) e ocorre atualmente em 159 países. Internacionalmente, a Campanha tem início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, e vai até o dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Como coordenadora de políticas para mulher estou muito satisfeita por esta conquista importante que foi transformar a Semana do BASTA! em lei e ser incluída no calendário oficial do município. Este trabalho teve início em novembro do ano passado, após o grande número de denúncias registradas na Central de Atendimento 180, e partimos para uma semana de atividades em diversos pontos da cidade, conscientizando a população para a redução desses dados. Esta é uma luta permanente desta Coordenadoria, que neste ano ampliou para os 16 dias de ativismo, buscando sempre de maneira lúdica, chamar a atenção da população sobre a violência doméstica, que acontece em qualquer classe social, não distinguindo de cor, raça ou crença religiosa. Por isso, entendo que o BASTA! é uma palavra de ordem para as mulheres que não podem mais aceitar sofrerem caladas, sem denunciar o agressor e refazer sua vida”, avaliou Fernanda.
PROGRAMAÇÃO - A programação segue no dia 25, com o Show “As Mulheres na Canção Popular”, às 18hs, no SESC/Santos, com a participação dos cantores Jorge Maciel, Marcelo França e Kleber Serrado’s, Nadja Soares, Rafaela Laranja, Simone Duque e Guiomar Szabo. Durante o espetáculo, haverá o lançamento de camisetas da Semana do BASTA!
No dia 26, às 17hs, acontecerá a Blitz “Violência contra a Mulher”, no Emissário Submarino. Serão entregues materiais informativos e haverá abordagem junto ao público de maneira geral esclarecendo a importância da Semana do BASTA! e a conscientização para a redução dos altos números de violência.
No dia 27, às 18hs, haverá a distribuição do Gibi: BASTA! Diga Não à Violência contra a Mulher, na Fonte do Sapo. No dia 28, a partir das 9hs, terá início a atividade Ação de Informação na Delegacia de Defesa da Mulher - DDM. Durante todo o dia, haverá uma equipe multidisciplinar com advogados, psicóloga e assistente social para esclarecer dúvidas das mulheres que forem a DDM para fazer seu boletim de ocorrência.
Nos dias 29 e 30, no período das 8h30 às 12h30, haverá o Curso de Panificação, no Fundo Social de Solidariedade, visando incentivar a geração de renda para as mulheres.
Também no dia 29, no horário das 14 às 16hs, acontecerá a palestra “Cuidados com o Vestuário”, com a psicóloga, Iara Simões de Oliveira, no Mercado Municipal. As participantes vão aprender como lavar, pendurar e passar diversos tipos de roupa, incentivando a profissão de passadeira, hoje tão escassa no mercado de trabalho. Esta palestra acontecerá no mesmo horário, também nos dias 3, na Igreja Nossa Senhora de Fátima; 6, no Centro Comunitário de Caruara e, 9, no Santuário Santo Antônio do Valongo.


No dia 1º de dezembro, às 19hs, no Sindaport (Rua Júlio Conceição, 91, Vila Mathias) acontecerá a Arena de Debates, com a presença da sexóloga Márcia Atik, Frei André Becker, Pastor Juliano, Sérgio Barbosa do Grupo de Atendimento a homens autores de violência contra a Mulher do ABC.
No dia 2, às 19hs, o Conselho dos Direitos da Mulher, juntamente com a Comulher, promovem o 1º Encontro das Promotoras Legais Populares, no Consistório da Unisanta, com a palestra da sexóloga, Márcia Atik com o tema: “A Família que se tem e que se quer”.
No dia 4, às 11hs, haverá abordagem aos passageiros no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini. No dia 5, a Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho traz a palestra “A Mulher Empreendedora”, na Associação dos Médicos de Santos.
No dia 7, a Superintendente da Sutaco – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – Sonia Francine Gaspar Marmo faz a palestra “A importância da Sutaco ao artesão”, às 14hs, no Sindaport.
No dia 8, das 13h30 às 17h30, acontecerá as Oficinas de Geração de Renda e Capacitação: “Natal em Feltro” e “Patchwork Natalino” com as artesãs Walkíria Klimeika e Raquel Peralta, no Santuário Santo Antonio do Valongo.
Encerrando a programação, no dia 10, o Show “Chico Buarque, a voz da mulher na MPB”, às 20hs, no auditório da CPFL, na Praça dos Andradas, 27, no Centro.

Um comentário:

Arte e feltro - Walkiria - Klimeika - WALKITS disse...

Eu e meinha turma estaremos participando nos dia 5, 7 e 8 com certeza. Que delícia de atividades!!!!

.

.