sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Fernanda Vannucci participa de reunião do Conseg e discute importância de equipe multidisciplinar no atendimento às famílias vitimizadas


O 2º CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança – que engloba os bairros do Campo Grande, Marapé, Vila Belmiro, Jabaquara e Vila Matias se reuniu nesta segunda-feira, 28, na Escola de Enfermagem Skin Line, com o objetivo de abordar as atribuições do Conselho Tutelar.
Para isso o Conselheiro Tutelar da Zona Central, André Fuschini Gonçalves foi convidado pelo presidente deste CONSEG, José Rodrigues Liberado a conversar com os presentes, esclarecendo dúvidas e relatando casos vivenciados diariamente por ele e sua equipe, pontuando os avanços necessários a serem feitos através do desenvolvimento de políticas públicas municipais.
Presente a reunião do Conselho, a convite do presidente Liberado, Fernanda Vannucci reforçou, com base nas blitzes que realizou junto a Delegacia dos Direitos da Mulher – DDM – durante o período em que esteve a frente da Coordenadoria de Políticas para Mulher da Prefeitura de Santos, a necessidade da implantação definitiva de uma equipe multidisciplinar no local, com atendimento psicológico, assistencial e orientação jurídica, além de uma brinquedoteca equipada para abrigar as crianças, evitando que elas presenciem o relato das agressões sofridas pela mãe por decorrência do companheiro, namorado ou outros. “Como é a atuação do Conselho Tutelar em espaços como a DDM? O Conselho pode ser acionado?”, questionou.
Fuschini esclareceu que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) determina que o atendimento seja individualizado por família, não sendo prevista esta separação. “Em determinados casos nós encaminhamos essa criança ao atendimento psicossocial. Em um segundo momento esta criança também faz parte do testemunho, mas temos a resistência da própria mãe em querer se separar dos filhos neste momento”, justifica.
Fernanda citou diversos casos que acompanhou, não somente na DDM, mas em vários locais em que levou a campanha BASTA! Diga Não à Violência contra a Mulher, ouvindo das mães e das próprias crianças seus sentimentos pelas agressões sofridas. “Vejo a importância de termos a permanência na DDM e outros locais esta equipe multidisciplinar para acompanhar os casos, pois no momento de desespero tanto a mãe como os filhos precisam de atenção e, principalmente, orientação. Vou atuar neste sentido, buscando parceria com o Governo do Estado, através do nosso prefeito Paulo Alexandre Barbosa”, finalizou.
O Conselho Tutelar atende em média de 10 a 15 casos por dia e está localizado à Rua: Bras Cubas, 198. Telefone: 3234-1746. 

Nenhum comentário:

.

.